13.10.19

Uma Horta destruída – e suas lições...

13.10.19

Olá tudo bem?

Eu acredito que tudo que acontece conosco traz uma lição... e vou trazer a história da minha horta para fazer algumas reflexões.

Quem me segue no instagram sabe que eu tenho uma horta de temperos, e algumas plantas decorativas em casa. Semanalmente falo dela no instagram, e estou na semana 33. 

Bom, eu estava há algumas semanas sem dar à minha horta a atenção que achava que devia, e no último sábado eu comprei terra e fertilizante mineral, para "reforçar" o crescimento dela.

Manjericao, pimenta e salsinha, antes do "ataque" de fertilizantes 

Porém... não prestei muita atenção na forma de uso, e simplesmente misturei o fertilizante com a terra sem prestar muita atenção nas proporções... Até porque nós somos do tipo mais é melhor não é verdade?😂  Coloquei a terra com fertilizante toda orgulhosa, e fiquei esperando o resultado -  uma horta linda  e frondosa.  . Para minha surpresa ao longo dos dias, mesmo molhando diariamente como sempre, a horta foi murchando murchando , até que 5 dias depois, as plantas que receberam a terra reforçada morreram!! 





Dias depois..mesmo recebendo agua diariamente..morreram! 


A causa provável: excesso de fertilizante. Morreram ressecadas ou envenenadas... ainda não sei ao certo. Meu manjericão, e minha pimenta que já estavam grandes,  foram vítimas..e o tomate e o pimentao e a salsinha que estavam tentando crescer, se foram também. 

Os únicos sobreviventes foram as babosas - que receberam uma quantidade mínima de terra reforçada - e o hortelã que nao recebeu a terra. 

As sobreviventes!


Bom, o que isso me ensinou?

1)      Cuidado precisa ser REGULAR. Não adianta ficar semanas sem fazer algo e depois fazer com intensidade.  A regularidade conta mais do que intensidade! Isso vale para o nosso autocuidado também.

2)      PRESUNÇÃO: Acreditar que não era necessário seguir a EXATA recomendação do fabricante e  querer fazer as coisas à minha maneira, matou as minhas plantas. Quantas vezes não fazemos exatamente isso, querendo fazer a nossa maneira (sem ter domínio do tema) e ignorando recomendação de quem entende do assunto?

3)     RECOMECE. Bom, eu não vou desistir! Como eu não sei o quão  envenenada/saturada de química está essa terra, eu decidi jogar toda ela fora, e começar a horta de temperos de novo. Comprei novas mudas, mais um saco de terra adubada, e recomecei...Assim aprendo com os meus próprios erros. Vou fazer tudo de novo..e buscando ser melhor! Errar faz parte e vida que segue!


Começando de novo! 



Tomate que estava na geladeira..plantei as sementes. Acompanhemos! 

Uma coisa aparentemente simples pode ensinar muito sobre quem sou, como lido com as
situações, e como posso melhorar...E isso é também... AUTOCONHECIMENTO.  

E você o que aprende das coisas do cotidiano que acontecem com você? Me conte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana