10.3.19

Autocuidado - 1#Aparencia Externa

10.3.19
AUTOCUIDADO é um conceito novo. Sempre falamos na vaidade e na autoestima, mas a ideia de cuidarmos de nos mesmas  num nível mais profundo e interior - é uma novidade e  ainda estamos aprendendo sobre ele. 

Decidi fazer uma série de posts falando do que aprendi sobre autocuidado, pois de tão abrangente que considero esse tema, um post somente não daria conta.  Esse primeiro post eh sobre cuidados externos. 



Enquanto mulheres negras, autocuidado se tornou uma necessidade ainda mais urgente, dados os danos mentais e emocionais causados pelo preconceito e racismo sofridos diariamente pela maioria de nos. Alem disso, as condicoes socio-economicas de boa parte de nossas mulheres eh precaria, e eh um desafio diario encontrarmos tempo, recursos e mesmo energia, para investirmos em nos mesmas. 

Começo dizendo que vaidade, autoestima e autocuidado, embora sejam conceitos que se cruzem, não são sinônimos. Como somos muito (e erradamente) orientados a avaliar o proximo pela aparencia externa, podemos tirar muitas conclusoes equivocadas sobre alguem. 

Você pode ser super vaidosa e ter um autocuidado e autoestima deficientes, assim como você pode ter uma autoestima em dia, estar em dia com seu autocuidado e aos olhos dos outros parecer pouco vaidosa. 

Como todos esses termos passam pela nossa aparência, começo esse tema dizendo que VOCÊ NÃO É OBRIGADA A NADA. 
  • Você não eh obrigada a se usar maquiagem se não quiser ou gostar .
  • Você não eh obrigada a fazer unhas e depilação regularmente se não estiver a fim;
  • Você nao eh obrigada a ser lisa, cacheada ou crespa;
  • Você não eh obrigada a ser magra ou sarada nem ter um corpo para atender um padrão seja ele qual for;
Dito isso, a questão não é o que a gente faz, mas o porquê.  Será que eu não gosto mesmo de tudo isso? O que motiva minhas escolhas sobre a minha aparencia externa? 

Sera que estou dedicando tanto do meu tempo e energia as demandas dos outros (amigos, familiares) - aos quais tenho dado mais importância do que a mim mesma, de modo que a ideia de  investir na minha aparência, parece perda de tempo ou não essencial? 

Por outro lado, será que a opinião dos outros sobre a minha aparência eh tão importante para mim, que eu invisto cegamente nisso altas doses de tempo, energia e dinheiro,  e deixo de dar atenção a outros aspectos importantes da minha vida, como amizade, carreira, família, outros planos pessoais, etc? 

E se estou fazendo, o faco por mim mesma, para me curtir, para celebrar a minha beleza unica? Ou para evitar cobranças dos que me cercam? 



Falando de mim: eu sou muito vaidosa. E venho tentando encontrar o equilibrio entre  seguir me cuidando externamente, e dar atenção a outros aspectos do cuidado comigo. Dentro da perspectiva do autocuidado, tal como eu o entendo, cuidar da minha aparência eh uma forma de cuidar de mim, e não apenas para causar boa impressão para terceiros.

Faz parte do meu autocuidado,  buscar me apresentar da melhor forma, de modo a me sentir a vontade e dar o meu melhor naquela ocasião. Escolher com cuidado produtos e cosmeticos que coloco no meu corpo, e buscar ter prazer nesses momentos em que cuido dos meus cabelos, unhas, da minha pele e do meu corpo, das minhas roupas. Não eh sobre cabelo, unhas e maquiagem. E tambem nao eh sobre impressionar ninguem. Mas eh sobre reconhecer que meu corpo eh a minha casa e preciso cuida-lá e preservá-la da forma que A MIM pareca melhor.


Faca para voce e por voce!!

E voce, como ve essa questao sobre cuidar-se externamente? Como voce pensa o seu autocuidado?

O proximo post de autocuidado sera sobre roupas. Aguarde! 




8 comentários:

  1. Faço mesmo por mim. Por anos não pensava assim. Hoje sinto prazer até em escolher um xampu, um hidratante corporal, o tecido das roupas, a make que quero e etc. Gosto de me ver bem e não é obrigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh o melhor caminho!! Obrigado por seu comentario Guapinha!

      Excluir
  2. "VOCÊ NÃO É OBRIGADA A NADA. " Frase padrão Cacau. 😄 A melhor!

    "a questão não é o que a gente faz, mas o porquê. (...) O que motiva minhas escolhas sobre a minha aparencia externa?"
    Muito importante isso.
    Acho que 99% das mulheres no mundo fazem suas escolhas baseadas no ambiente externo. Poucas escolhas vem de dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Nao somos MESMO! E sim, vivemos em sociedade e ate um certo nivel nossas escolhas sao baseadas no ambiente externo. O problema reside em sermos totalmente controladas pelo externo...viver em funcao da aprovacao alheia, eh escravidao. Aprender a entender o que a gente realmente quer e gosta e viver de acordo com isso, eh o desafio. Bjs e obrigado por comentar!

      Excluir
  3. Seja protagonista da sua propia historia siga seu caminho seu olhar pra trás 🌺🌹🌷💞💞💞

    ResponderExcluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana