15.2.19

Maturidade, meia idade e velhice

15.2.19
Um belo dia de 2018 eu, sabe-se lá por que motivos, fui procurar matérias sobre meia idade na Internet. Afinal.. Né? 46 anos, hora de comecar a pensar no assunto. 


Eu, 46 anos e bem blogueirinha! 

Eis que para minha surpresa e um leve desespero,  descobri que a meia idade começa aos 35 anos! Estou há 11 anos nessa jornada e nem sabia 😮😮😮

Sim querid@s. A chamada meia idade pelos critérios clínicos, vai dos 35 aos 58 anos. E a partir daí entramos na chamada 3a idade. 

Fiquei muito chocada, viu! Ensaiei uma crise, mas nao tenho vocacao pra isso 😂😂😂

Então somos criancas ate os 18 anos e  considerados "adultos jovens" por mais 18 anos apenas? Dos 76 a 80 anos que a nossa expectativa de vida nos confere? Isso me pareceu bem injusto viu!! Sem contar que eh bem injusto que justamente quando a gente alcança a sabedoria ao longo da nossa trajetória, nosso físico começa a dar sinais do tempo! 

E ainda assim, com os avancos da ciencia e da tecnologia, hoje chegamos aos quase 50 anos muito mais jovens fisicamente, do que nossos pais quando chegaram a essa mesma idade. 

Angela Basset, 58 anos. Diva!!!

Claro que isso vai depender do estilo de vida e de condicoes socio-economicas de cada pessoa, mas eh fato que hoje temos condicoes de ter uma vida plena, produtiva e com saude ate a casa dos 80 anos, dependendo da vida que se leve. 

Viola Davis, Rainha! 51 anos

Uma coisa que observo, eh que as preocupações foram mudando com o tempo, e eh natural que seja assim.  Esse post poderia ser sobre beleza e estilo nessa altura da vida mas sobre isso falo la no instagram Cacau Style rsrsrs 

Tenho  muitas outras preocupações em mente. E olhando para o futuro, o que ocupa a minha mente atualmente :

Familia - Especialmente meus pais, já idosos. Estar tão presente quando possível e dedicar tempo de qualidade a eles. 

Relacionamentos  - Sou casada ha 10 anos..e pretendo continuar [e digo PRETENDO porque...neh? So 50% dessa decisao esta nas minhas maos 😇😇😇]  E os relacionamentos tambem se transformam ao passo que , individualmente, nos transformamos. Viver junto e planejar uma terceira idade a dois tambem eh um desafio nesses tempos de incertezas de toda a sorte. Para alem dos relacionamentos amorosos, amizades tambem vem, se consolidam ou mudam, com o passar dos anos. E felizmente, novas amizades tambem chegam a cada nova fase da vida.

Aposentadoria - A reforma da previdência parece ser inevitável. Eu completo 25 anos de contribuição esse ano. Conseguirei me aposentar? Quando?  E o que fazer DEPOIS? E falando nisso.... 

Carreira-  Num Mercado de trabalho em transformação constante, como me adaptar e permanecer empregavel no mundo atual, com mais de 50 anos? 

Saúde - Seja o que acontecer nos 03 primeiros itens, preciso de saúde para os próximos 30 a 40 anos da minha vida! A obesidade esta sob controle, mas o avanco da idade traz seus proprios desafios, independente do peso - comecando pelo Climaterio que eh beeem complicado viu? Como lidar com os desafios a frente e manter a saúde física, mental e emocional? 

Velhice - Sim, velhice! Escolhi não ter filhos. E não tenho sobrinhos. Como será minha vida daqui a 30, 35 anos? Quem estará ao meu lado até então?  Terei condições de seguir realizando meus sonhos até lá? Terei organizado a minha vida para conseguir viver dignamente na velhice? 

Meus sonhos Eu tenho a minha Bucket List - uma lista de coisas que quero realizar antes de morrer. Como nao sabemos a data, eh uma lista de coisas a ser realizadas assim que as condicoes permitirem. Quantos deles conseguirei realizar, e quantos ainda estao por brotar no meu coracao? 

Sociedade - Como mulher negra e periferica, me pergunto, que mundo nos espera no futuro? Acima de tudo como eu posso ajudar a construir e modificar para melhor o mundo que eu quero viver? 

Essas e muitas outras preocupações povoam minha mente enquanto uma mulher de meia idade. E o passar dos anos tem me feito refletir sobre o que tem REALMENTE importancia e abandonar preocupacoes com coisas que nao merecem. Sim, a maturidade pode fazer de nos pessoas melhores, mais leves e felizes com a vida..tudo depende do que escolhemos levar conosco, de memorias, aprendizado e mesmo quem escolhemos deixar fazer parte das nossas vidas. Alias, a grande licao da maturidade eh aprender que podemos ter ESCOLHAS!

Sigo, vivendo, planejando, realizando e agradecendo... Mas pensando nos tempos a frente. Vivendo um dia de cada vez, e tentando planejar o futuro - que ja esta ali na esquina!

E vocês? Como tem lidado com o passar dos anos? Como se ve daqui a 10, 15 anos? Me conte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana