30.9.18

Projeto 101 coisas em 1001 dias! Liste e realize suas metas!

30.9.18

2018 está acabando e você ainda nem começou a realizar o que se prometeu em janeiro?

Isso acontece, as vezes - somos muito bons em iniciativas mas não em ACABATIVAS hahaha então os projetos vão ficando pelo caminho, muitas vezes por que não acompanhamos, não materializamos nossas ideias.

Já postei aqui no blog várias formas de organizar metas, e hoje trago o projeto 101 coisas em 1001 dias. Criado pelo neozelandês Michael Green, a ideia foi abrasileirada por Patrícia Muller.




Ele consiste em escrever uma lista de metas para nossa vida, que devemos cumprir no período de 1001 dias – ou 2 anos e 9 meses, aproximadamente.

Quem participa deve criar metas mensuráveis, atingíveis, realistas, e específicas - além de, obviamente, precisarem de algum esforço para serem completadas. A lista pode ir desde “ir ao dentista” até “escalar o Himalaia”. O que vale é o que sua mente deseja!

Você pode criar sua lista separando por áreas (saúde, finanças, carreira, família, etc) ou simplesmente criar aleatoriamente. Nem sempre é fácil chegar às 101 coisas, eu mesma só consegui depois de um certo tempo. A lista é dinâmica e vamos alimentando ao longo do tempo.


Eu participo do projeto desde 2006, quando fiz minha primeira lista.
Estou na 5a lista, que começou no dia 26/set/18 e vai terminar em 22/jun/2021.

Um exemplo é a minha lista do período 2010-2013: http://101coisasem1001dias-cacau.blogspot.com.br/ 

Olhando hoje, 12 anos depois, realizei muito do que consta nas listas! Alguns itens levaram várias edições da lista para se realizarem, exemplo: comprar meu imóvel, ou viajar para Nova York. Mas o objetivo sempre esteve lá na minha frente, e um belo dia eu consegui me organizar o suficiente para realiza-los.


O projeto fala em divulgar sua lista no blog. Mas se você não tem um blog, ou não se sente à vontade para divulgar, não tem problema.  O bacana é que a lista exista para você e que você não se perca das metas que criou.

Bacana que o Michael hoje defende a criação de listas diversas: Pode ser 30 COISAS EM 30 DIAS, OU 52 COISAS EM 52 SEMANAS. O importante é que a gente dê asas a imaginação e vá em busca das nossas realizações! Para quem quiser ler o site original do projeto em inglês, leia aqui: https://dayzeroproject.com/about/


Então, vai começar?

- Pegue caneta e papel, ou use o word, excel, evernote, o meio que for mais bacana para você!

- Comece a escrever TUDO O QUE VC GOSTARIA DE FAZER. Não se critique. Ainda que você hoje não tenha dinheiro ou tempo para realizar o que você tem em mente...APENAS ESCREVA, DEIXE FLUIR!

- Mantenha a lista num local que você possa ver com frequência. A minha, por exemplo anda comigo no evernote.

- Ao longo dos 1001 dias, alguns itens da sua lista podem deixar de fazer sentido, ou você pode vir a acrescentar novos itens. Tudo bem, isso é normal, a lista não existe para te aprisionar, e sim para que você se mantenha no controle da sua vida. E isso significa também rever prioridades quando necessário.

Exemplo: havia colocado na minha lista, voltar a dirigir. Cheguei a voltar, mas conclui que realmente detesto dirigir e prefiro andar de taxi. Então o item foi até completado – porque dirigi por alguns dias – mas não retomei o habito pra minha vida. E tudo bem!

Você já fez a lista? Curtiu? Foi de ajuda para você? Gostou da ideia e vai experimentar? Me conta!!!!




Design e Desenvolvimento por Lariz Santana