2.9.18

E ai, ja casou?

2.9.18
Se você é mulher já teve que responder essa pergunta pelo menos uma vez na vida. E pior que ouvir essa pergunta, é ver a expressão na cara de quem perguntou quando a resposta é NÃO :
  • Aaahn tá... 
  • Aaahn mas você também eh muito exigente!!! 
  • Ah mas você é jovem ainda, tá em tempo... 

O irônico é que muitas vezes estamos lá de boas curtindo a nossa solteirice, tocando projetos pessoais e profissionais, conhecendo gente bacana, viajando, beijando lindamente por aí (porque ser solteiro eh uma coisa e ser sozinha eh outra) e... De tanto ouvir essa pergunta começa a achar que tem algo realmente FALTANDO na vida. Veja bem, como alguém que está no segundo casamento claro que gosto de viver a dois....Mas eh bem ruim ter que lidar com a pressão social de casar,como se isso fosse um atestado de seriedade enquanto mulher adulta, ou mesmo um "certificado de qualidade" (porque afinal se casamos eh porque supostamente um homem nos quis) , ou o que quer que se atribua ao papel do casamento na vida de uma mulher. 
Muitas mulheres tem outras prioridades e tudo bem !


Mais grave do que isso, tamanha pressão social faz com que mulheres incríveis se sintam incompletas, incompetentes no campo amoroso por não terem encontrado alguém pra pôr um anel no dedo esquerdo. E na ânsia de encontrar alguém acabam se fragilizando e se tornando alvos de relações tóxicas e abusivas. 

Na ansia de ter alguem...acabamos sozinhas num relacionamento que nao nos completa....

Como eu sou do lema "não somos obrigadas a nada", quero muito te dizer que :
  • Casamento eh legal, mas não eh pra todo mundo. Nem todo mundo curte, nem todo mundo quer, e tudo bem. 
  • Na vasta maioria dos casos, a longo prazo o  casamento se mostra ser uma maravilha para o homem  - que ganha uma parceira, amiga -  ao passo que mulheres ganham uma responsabilidade a mais na vida com homens imaturos e infantis, verdadeiros embustes (sim também existem mulheres embustes, antes que reclamem rsrsrs) 
  • Casamento não é para amadores. Requer altas doses de companheirismo, paciência, admiração, desejo e empenho para construir algo a dois e manter o amor aceso em meio a rotina do dia a dia e boletos que nunca mais param de chegar. Requer maturidade emocional. 
  • Acredite não no casamento - na instituição em si - mas no amor e na construção da vida a dois. Não por acaso não casei no papel pela segunda vez.. Viva a sua relação da forma que vocês acreditem. Nem todo mundo vê importância em certidões, cerimônias e afins e não eh isso que vai definir se sua vida a dois será feliz ou não. 
  • Aprenda a lidar com a pressão social para casar (e ter filhos, e ter o segundo filho, e se formar e qualquer outra pressão social que imponham a você). Nem tudo depende apenas de você e não há mal algum em você não ter pressa de casar, ou não ter casado até hoje ♥️
  • Casamentos acabam. E esse é mais um motivo para você NUNCA colocar todas as suas fichas de vida num relacionamento. Ame, case-se mas toque sua vida e tenha projetos que você possa realizar casada ou solteira. Relacionamentos podem acabar mas nossa vida precisa seguir em frente!
Se você quer muito mas não encontrou a pessoa ideal... Respire fundo, siga em frente e toque sua vida e seus projetos. A pessoa certa, no momento certo, vai aparecer quando você estiver pronta.


E se voce eh a pessoa que faz esse tipo de pergunta... Ainda esta em tempo de aprender viu? Da pra perguntar apenas se a pessoa esta bem, se ela esta feliz, sem ser inconveniente. 

E quando você quer, está pronta e a pessoa certa surge, ainda assim não será fácil. Mas viver a dois  pode ser sim muito bom!

E voce? Ja sofreu ou sofre esse tipo de pressao? Como lida com isso? Vamos conversar!


Design e Desenvolvimento por Lariz Santana