2.12.17

Level 10 life – Organize suas metas para 2018!

2.12.17

Chegamos a dezembro! Como você está em relação àquelas resoluções do réveillon? Ih...você nem lembra mais do que se prometeu? Complicado hein?

Eu acredito firmemente que nós humanos somos movidos a realizações. Ao final de cada ciclo (que pode ser o réveillon, ou a data do nosso aniversário ou qualquer data significativa), precisamos olhar pra trás e ver o quanto realizamos. Isso aumenta a nossa autoestima, nosso senso de valor perante nós mesmas e o mundo, e nos impulsiona a buscar novos objetivos.

Muita gente nem sabe por onde começar a traçar metas, e muitas vezes cria metas e nao consegue realizar, por falta de grana ou de priorizar mesmo o  tempo, energia e dinheiro no que realmente quer fazer.



Eu desde adolescente criei o habito de colocar em agendas, na primeira pagina, os objetivos para o ano. E realizava a maioria deles. 

Existem muitas formas de criar e organizar metas. Um que eu acho muito interessante eh o Level 10 Life, que consiste em criar objetivos específicos para áreas da nossa vida, a saber:



1.                  Family & Friends // Família & Amigos
2.                  Personal Development // Desenvolvimento Pessoal
3.                  Spirituality // Espiritualidade
4.                  Finances // Finanças
5.                  Career // Carreira
6.                  Marriage // Casamento ( ou relacionamentos)
7.                  Fun & Recreation // Diversão e Recreação
8.                  Giving/Contribution // Voluntariado
9.                  Physical Environment // Ambiente Físico
10.              Health & Fitness // Saude e Bem estar



Eu, claro, tenho a minha lista level 10 life, e tenho meus objetivos para o ano separados por área. A cada aniversário e reveillon, atualizo a minha lista, ou seja, reviso a lista duas vezes ao ano, e a releio constantemente para me manter focada no que quero. E o meu Level 10 life nao eh tao bonitinho com o das fotos HAHAHAHA eu faco o meu no evernote, entao eh basicamente uma lista com as 10 secoes.

Gosto muito desse metodo pois nos leva a pensar em áreas da vida que talvez não estejamos dando a devida atenção. Tenho pelo menos UM objetivo para cada area, e em muitas delas tenho mais de 10! Exemplo: Estar com meus amigos pelo menos 1x mês, pagar a fatura integral do cartão mensalmente, aprender a meditar, mudar algumas coisas em casa, etc. Devo dizer que muitos desses objetivos já foram atingidos! O level 10 life acabou me ajudando a criar as 101 coisas do outro projeto de metas que eu participo, o 101 coisas em 1001 dias. Se voce não conhece, LEIA AQUI. 

Dezembro eh excelente para gente olhar para o ano que se encerra e avaliar:
1) O que ja realizamos e nos parabenizar por isso, celebrar cada conquista eh importante;

2) O que NAO realizamos mas ainda temos vontade de realizar – isso vai para a lista do ano seguinte;

3) O que NAO realizamos e NAO pretendemos mais realizar – porque mudar de ideia faz parte, e nao devemos nos prender a nada que nao nos represente mais;

4) O que surgiu de interessante ao longo desse ano e vale a pena investirmos no proximo ano.

5) Quantas coisas novas voce fez nesse ano – eu criei um FIRST TIME LOG e tem sido bem interessante ver quantas coisas diferentes eu fiz em 2017! 

Se voce nem começou a pensar nisso, comece: O que você quer realizar até o final do ano? Que mudanças você quer começar em sua vida, e pode começar ainda este ano? 

Grandes mudanças começam com um pequeno passo, e materializar nossos desejos no papel  (ou no smartphone) eh o mais importante deles!

E você? Ja sabe o que quer realizar em 2018? Atingiu suas metas em 2017? Me conte!



6 comentários:

  1. Eu não gosto de traçar metas.
    Eu faço uma lista de tarefas necessárias para cada mês, no bullet Journal que mantenho no Evernote.
    É importante porque a gente vai observando tudo que conseguiu realizar. E também pode transferir para o mês seguinte o que não foi possível.
    Eu só traço objetivos reais e plausíveis. Não tenho desejos ou sonhos; faço planos baseada naquilo que eu sei que vou poder realizar.
    Ótimo post!

    Beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu falo em metas, penso em coisas simples e atingiveis, mas que a gente pode esquecer no dia a dia. Entao tem, por exemplo, eu cumprir minhas consultas de pos cirurgico da bariatrica, eu dormir nao menos que 6h30min por dia, pagar meu cartao de credito integralmente todo mes. Sao todas coisas do meu dia a dia e que com organizacao eu consigo cumprir. E que se eu nao cumprir posso ter problemas no futuro. Tambem bem viagens que vejo serem possiveis de fazer esse ano, por exemplo. coisas que quero aprender. e por ai vai. Entao sao metas que eu consigo realizar e que me deixam bem feliz de ter me mantido no foco em mim. Obrigado por sempre deixar sua opiniao aqui Denise. fico muito feliz.

      Excluir
  2. Eu também sempre coloquei minhas metas bem visíveis em agendas e planners.
    Eu sempre via fotos do Level 10 Life no Pinterest mas não sabia ao certo do que se tratava. Realmente, acredito que seja um método bem eficaz, já que dá pra dividir as áreas da vida.
    Sempre faço um balanço do meu ano em Janeiro, então, mês que vem vou rever minhas metas de 2017 :)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre faco isso e acho que me ajuda muito!!!! Hoje nao mantenho mais em papel, uso o evernote. Mas ja pensei em fazer algo em papel e colocar no armario, quem sabe? Eu me reavalio o tempo todo, e em dezembro faco uma analise pra entrar em 2018 pronta. Eu sempre tenho um sentimento de que nada acontece em dezembro!!!

      Excluir
  3. No meu ponto de vista, é importante traçar metas. Por mais que sejam a longo prazo,no traçado vamos nos deparar com outras conquistas e além disso uma conquista pode ser um aprendizado ou até mesmo algo concreto.
    É importante o checklist, auto avaliação e planejamento continuo de suas atividades . Feliz 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Metas de curto, medio e longo prazo. E ir reavaliando ao longo do tempo. q mudamos e as vezes algumas metas deixam de fazer sentido. O importante eh ter um norte, mas tb nao se deixar escravizar por ele e ter liberdade pra mudar de ideia se for o caso. Obrigado por seu comentario!

      Excluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana