18.8.17

Precisamos falar sobre Aposentadoria!

18.8.17


Se você ,como eu, tem mais de 40 anos, seus pais provavelmente estão aposentados, ou aposentando.

A geração dos nossos avós, em sua maioria, confiou plenamente na previdência publica para garantir a sua renda na velhice. Poucos se preocupavam em guardar dinheiro já que o governo ia devolver décadas de contribuição ao INSS , em forma de aposentadoria ou pensão. 

A geração dos nossos pais já descobriu da pior forma que isso não eh verdade. Que apesar da montanha de dinheiro dado ao INSS na ativa, o valor da aposentadoria nem de longe atende as necessidades básicas da terceira idade e muitos idosos, já aposentados e em muitos casos com a saúde debilitada, ainda trabalham para conseguir se manter. 

A minha geração, que entrou no mercado na década de 1990, está ouvindo há anos falar em reforma da previdência (já assistiu a uma, na verdade), já ouviu falar ou já tem uma previdência privada e entendeu o recado. Mas muitos ainda não despertaram DE VERDADE para a necessidade de poupar para a maturidade e velhice. 


Gerações posteriores a minha, já entraram no mercado sabendo que só podem se aposentar com 60 ou 65 anos + 30 ou 35 anos de contribuição. 

Somos muito imediatistas e estimulados dia e noite a comprar o que não precisamos e levar um padrão de vida acima das nossas capacidades. Além disso, na casa dos 20 anos,a maioria não se preocupa em como chegaria à velhice. Parece tão longe..só que a idade chegou para muitos de nós. Eu mesma já estou perto dos 50 anos! E também não me preocupei com isso, até chegar aos 40 anos.  E com a maturidade, chegou a realidade - minha aposentadoria não vai dar pra me sustentar, e agora? 

Agora uma nova mudança na previdência se aproxima, e pode ser que tenhamos que trabalhar não ate os 60/65 anos, mas até os 70 anos ou mais. Quem vai aguentar trabalhar ate la? E,FATO: quanto mais envelhecemos, maiores são nossas despesas (com saúde, especialmente) e menor se torna nossa renda, caso não façamos nada a respeito AGORA! 

Independe do resultado desta reforma, todos precisamos nos conscientizar de que nossa forma de lidar e pensar nossa maturidade e velhice PRECISA MUDAR. Não apenas financeiramente, mas também em termos de saúde (assunto para outro post). 

Quantos anos você tem? Está entrando pro mercado agora? Já entrou? Então comece já! Comece com o que pode. 30,  50, 100 reais, não importa. Estamos falando de plano de longo prazo então não importa o quanto você investe e sim a regularidade com que você o faz. E te garanto, com o tempo você mesmo vai encontrar formas de aumentar este valor! 

E o que eh 50 reais hoje? Uma pizza, dependendo de onde voce more.

Esse simulador mostra como seus investimentos podem evoluir com o passar dos anos:


Muitos pais já começam a pagar um plano de previdência, ou comprar títulos do tesouro direto, para eles mesmo e/ou para seus filhos, pensando no custo de uma universidade no futuro. Pode parecer absurdo, mas se você começa poupando 50 reais hoje, daqui a 18 anos vai ter um um valor acumulado que pode surpreender e que pode sim, fazer a diferença em suas necessidades futuras.

Hoje podemos alegar tudo menos FALTA DE INFORMAÇÃO. 
Independente da  situação da previdência, vamos fazer a nossa parte em ganhar consciência financeira e começar a investir para um futuro com dignidade!


6 comentários:

  1. Assunto de maior importância!!! Para homens e principalmente mulheres, que historica e estatisticamente sempre ganharam menos que seus colegas! Preparar hj o futuro que vc deseja amanhã. Parabéns, Cacau, por trazer esse assunto à baila!

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Na verdade a nossa maneira de pensar e levar a vida como um todo, precisa mudar. e aposentadoria eh apenas um dos aspectos que estao mudando...qq dia escrevo sobre tudo isso...Obrigado por apoiar e sempre deixar seu feedback .Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou aposentada e sei bem o que é isso na prática. E já estou providenciando a poupança para a Princesinha e para a minha filha. Conversamos sobre isso todos os dias.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisA, Denise..incutir na mente dessa nove geração que eles precisam JA se preparar para o futuro. Pq ele chega rapido!

      Excluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana