4.8.17

10 dicas para (sobre)viver no Mundo Corporativo!

4.8.17



Então você conseguiu um emprego? Parabéns! Trago novidades: você será DEMITIDO(A). Essa é a única certeza que você pode ter no mundo corporativo.Mas entre a admissão e a demissão, há muito o que você pode fazer para crescer profissionalmente. Meu conceito é: eu tenho que sair do emprego atual, melhor do que eu entrei! Seguem algumas dicas que eu trago pra minha vida: 

1) Trabalhe para você. Você eh a empresa que precisa crescer : Um gerente disse essa frase há muitos anos e trago comigo. Temos um contrato de trabalho, com regras estabelecidas para ambos os lados. Seu gestor não faz favor algum te pagando e você não faz favor algum trabalhando a sua jornada! A empresa tem foco em lucro e você precisa ter foco em seus objetivos – pessoais e de carreira. Se esses objetivos não estiverem em sintonia, repense.


2) Aprenda sobre a área que deseja trabalhar: Eu trabalho com Gestão de Serviços de  TI e sou oriunda da área administrativa.  Existem muitas frentes de carreira em tecnologia. Você pode atuar em Gestão de Infraestrutura, Suporte, Desenvolvimento, Pré-vendas, Vendas, Projetos, Implementações, Governança, Finanças, Desenvolvimento de Negócios...nao faltam blogs e sites falando do assunto, procure se informar, e veja em que área suas aptidões podem ser melhor desenvolvidas. O mesmo vale para qualquer área de atuação - informe-se!



3) Aprenda outro idioma, inglês de preferência: Vale para todas as áreas, especialmente TI – aprender inglês te coloca em condições de entrar nas grandes empresas do setor, em sua maioria multinacionais e com clientes globais. Não tem dinheiro para pagar um curso? Hoje existem aulas online no youtube e aplicativos que podem te ajudar. Falta de grana não eh mais desculpa para não sair do básico do inglês. 

4) Aprenda a falar em público: Algumas pessoas tem pavor, mas devo dizer – no mundo corporativo quem vence a timidez e aprender a falar em publico, tem um diferencial. A necessidade de apresentar trabalhos, conduzir reuniões e até dar palestras sobre determinados temas, pode surgir a qualquer momento, e quem estiver preparado vai se destacar. Comece na escola, na universidade, com amigos...e desenvolva essa habilidade tão importante.


5) Não despreze nenhuma oportunidade de aprendizado: Nao pense apenas em faculdade, pós, MBA e afins. Boa parte das empresas ao longo do tempo oferecem alguma oportunidade de treinamento presencial ou online,  seminários, workshops ou criam iniciativas as quais os funcionários são convidados a participar. Se existir isso na sua empresa, participe, dentro das suas possibilidades. Converse com seu gestor a respeito. Você pode interagir com outras áreas, desenvolver habilidades que nem conhecia, e agregar conhecimento e networking. Pense não apenas no que você faz hoje, mas no que você pensa para sua carreira. 



6) Não tema dar sua opinião: Quem nunca participou de uma reunião em que foi aberta uma sessão de perguntas, e se seguiu aquele silencio? Ou quem nunca ficou com uma pergunta na mente que outra pessoa acabou fazendo e foi super elogiada? Não tenha medo de perguntar, de parecer tola...arrisque-se. Ao ganhar prática em expor sua opinião e dúvidas. você não apenas aumenta sua autoconfiança, como começa a ter sua opinião valorizada por aqueles que a cercam. Nem sempre vão concordar com você, mas vão RESPEITAR a sua contribuição. 

7) Saiba diferenciar problemas de pessoas: Outra certeza do mundo corporativo – fazer o seu trabalho pode gerar muitos problemas. Processos que não são 100% coesos, atritos entre equipes e interesses conflitantes entre as áreas são comuns. Ao lidar com essas situações, saiba diferenciar o que eh problema de PROCESSOS de problema com PESSOAS. Muitas vezes seu trabalho não implica em ter alguém subordinado a você, mas em influenciar pessoas/áreas a obter os melhores resultados. E se levar tudo para o lado pessoal sua vida profissional poderá ficar bem complicada, até inviável.

8) Seja humilde, pergunte: Você não é obrigado a saber tudo sobre sua área de atuação, mas é sua obrigação ir atrás do conhecimento que você precisa. Pergunte aos mais experientes da área, informe-se. Não deixe que o orgulho ou a vergonha te impeça de aprender mais e amadurecer em sua área de atuação. 

9) Tenha um mentor. Alguém que seja um exemplo do profissional que você deseja ser: Se você identificar alguém cuja carreira você admira, procure conversar com essa pessoa, aproxime-se. Se o ambiente for propício peça a essa pessoa para ser seu mentor de carreira e lhe dar dicas de como alcançar o patamar profissional que você almeja. 

10) Construa seu networking: A qualidade do seu networking vai depender muito do quanto você cultivou relacionamentos e se permitiu conhecer durante sua permanência nas empresas. Networking eh sobre quem conhece o seu trabalho e recomendaria você. Ja fiz um post sobre networking, AQUI.

O mundo corporativo é um jogo e vencer nele depende de usar suas melhores habilidades. Espero que esse post possa te ajudar a começar! Beijos!




11 comentários:

  1. Adorei!! As dicas são bem assertivas! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!!!!! Melhor dica > nº 7. Ficar ninja nesse skill é garantia de 100% menos aborrecimentos na vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha...eh dificil mas eh necessario na vida corporativa e ate na pessoal viu? Beijos e obrigado!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Show! Eu sempre atenta nas suas dicas, pois elas têm feito a diferença na minha vida. O item (10) As vezes a gente não pergunta por que tem medo de errar... Mas já mudei e o caminho está dando certo 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ouvir isso viu? Voce vai longe!!! Beijos!

      Excluir
  5. Adorei as dicas, antes tinha medo de ser demitida a qualquer momento. Hoje estou procurando me fixar cada vez mais na empresa, fazer cursos assim a empresa me encherga como uma das peças principais pro seu funcionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente camila, voce esta no caminho certo. Beijos!!!

      Excluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana