30.6.17

Ansiedade, como Lidar?

30.6.17


Começo esse post dizendo que NÃO SOU DA ÁREA MEDICA . Esse post é sobre como eu lido com a minha ansiedade e espero que possa ajudar alguém. 



SOU ansiosa. Pra caramba.

Vivemos num mundo que não nos ajuda nem um pouco. Pressão por se enquadrar em um padrão de vida e consumo, pressão por resultados na carreira, a luta pela sobrevivência, e problemas familiares,  o medo do futuro...temos que lidar com tudo isso e muito mais. TODO SANTO DIA. Como lidar?

Sinceramente nao vejo como nos vermos livres da ansiedade no cenário atual (se alguém conseguiu, conte sua historia por favor!). Abaixo segue algumas ações que eu tomo no dia a dia para lidar com o problema: 


RESPIRE. Isso mesmo. A gente ou esquece de respirar, ou respira errado. A respiração correta é quando enchemos a barriga de ar. Respirar corretamente me ajuda inclusive a baixar a frequência cardíaca (ja comprovei no monitor cardíaco que uso pra malhar). No dia a dia, procure se lembrar de respirar corretamente. Uma forma bacana de fazer isso eh inspirar contando até 5, e expirar contando até 10. Faça isso algumas vezes seguidas e vai ver perceber como vai sentir um bem estar.


FALE O QUE SENTE. Eu sofro muito por antecipação. E muitas vezes meu sofrimento teria sido diminuído se eu simplesmente tivesse falado o que me afligia, ao invés de ficar sofrendo com a questão. E normalmente a hecatombe que eu achei que ia acontecer se eu falasse...guess what? Na maioria das vezes não acontece! Ok, as vezes da problema sim, mas ao menos eu enfrentei, falei do problema ao invés de deixar ele me sufocando. 


BUSQUE AJUDA. Não canso de falar: Se estiver ao seu alcance, faça terapia. Se não, leia sobre o assunto, assista videos no youtube...existe uma infinidade de material gratuito e online que pode ser muito útil para quem tem ansiedade.
Em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento de um psiquiatra. Não tenha medo deste profissional. Eu, por ter pre-conceito com a psiquiatria, passei anos sofrendo, até que fui a um, fui medicada quando precisei, e foi necessário e importante pra mim. Hoje não tomo mais nenhum medicamento, mas se algum dia for necessário, nao hesitarei em recorrer a essa ajuda. 


CONVERSE. Fale com alguém de sua confiança sobre o que te aflige. As vezes o simples fato de conversar  nos acalma e ajuda a seguir em frente. 

ENFRENTE O QUE TE CAUSA ANSIEDADE. Muitas vezes nossa ansiedade vem de problemas que temos muita dificuldade de enfrentar e continuamente nos afligem. Se estiver ao seu alcance, comece a enfrentar e se for possível, resolver esses problemas. Busque ajuda se necessário.As vezes pequenas atitudes ja ajudam a mudar o cenário e nos deixam mais felizes.


ANOTE. Uma coisa que me deixava muito ansiosa, especialmente a noite, era o medo de esquecer algo importante.  Então passei a deixar um bloquinho e uma caneta próximo a cama, para anotar qualquer coisa que me viesse a cabeça. Com a chegada dos smartphones, o bloco de papel foi ganhou a companhia do evernote. Registro todas as minhas ideias nele, vou abrindo notas para consultar depois. Evernote eh um app gratuito e muito util, disponível para android e iOS. 




PLANEJE SUAS COISAS. Algo que me ajudou muito a reduzir minha ansiedade foi planejar as minhas atividades. Quanto mais eu consigo organizar meu dia, menos sou surpreendida por imprevistos, menos correria evito no dia a dia, mais tempo tenho pra mim, e isso ajuda a reduzir o ritmo e ser menos ansiosa. Mais uma vez: evernote, caderninhos, tudo o que me ajudar a manter algum controle no dia a dia, eh valido. Esse ano eu adotei o Bullet Journal e tem me ajudado muito. Falo sobre ele AQUI. 


TENHA MOMENTOS PARA SI MESMA. Quando você não está trabalhando, estudando, cuidando da casa e da família, o que está fazendo? Em que momento você está olhando para si mesma? Se cuidando? Se permitindo relaxar ? Precisamos disso. Que sejam 20min no dia, mas precisamos de um momento para uma pausa, um chá, uma conversa com amigos, ou nao fazer nada, tirar um cochilo, não importa. TENHA TEMPO PARA VOCÊ.



FAÇA ATIVIDADE FÍSICA. Exercícios são considerados ansiolíticos naturais. Caminhar, nadar, pedalar...não importa. Esse também pode ser esse tempo que você precisa pra si mesma. Experimente!



UM CHAZINHO SEMPRE AJUDA. Erva cidreira, Camomila, Erva Doce, Maçã, Valeriana, Mulungu, Maracujá..eu sempre que posso tomo um chazinho ao longo do dia. Me ajuda a ter a minha pausa, aquecem e acalmam. Um chazinho a noite também ajuda a ter uma noite tranquila.

Alguns alimentos são tidos como calmantes e auxiliares para o combate a ansiedade: Alface, Banana, Frutas Citricas, Laticinios, Proteinas. Da mesma forma, alguns alimentos podem nao ser os ideais para consumo. Leia este artigo: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/04/conheca-os-alimentos-que-combatem-a-ansiedade-4745207.html

TENHA ATIVIDADES PRAZEROSAS. Encontre algo que lhe de prazer e que possa ser praticado com alguma frequencia. Encaixe na sua rotina um tempo para fazer o que gosta. Quando temos prazer no dia a dia, a ansiedade tende a diminuir. 


Essas são algumas das atitudes que podem ajudar. Eu AINDA SOU ANSIOSA. E busco dia a dia lidar com o problema de forma a tornar meu dia a dia melhor . 

E você, o que faz para lidar com a sua ansiedade?








4 comentários:

  1. Eu também sou tempestade e paixão. É uma luta diária vencer a impulsividade e deixar a razão tomar a frente.
    Já tomei remédio também; hoje não tomo mais. Também aprendi a técnica da respiração. Agora só falta pensar um pouquinho mais em mim, porque eu faço ao contrário: coloco a máscara de oxigênio nos outros primeiro e esqueço de colocar antes em mim. Não pode dar certo, né?
    Uma vida longa e cheia de paz, serenidade e amor para você!
    beijo, menina

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    1. Esse exercicio de nos priorizar eh diario e eterno viu..o mundo nos pressiona a nos doar alem da conta e nos esquecer de nos mesmas como algo "tipicamente feminino". complicado...eu tb tento aplicar esses principios e nao me esquecer de mim. Vamos seguindo! Beijos e obrigado por sempre ler e deixar seu feedback sobre meus posts.

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  2. Tem gente que encontrou a costura uma maneira de conversar com a ansiedade, né? ; )

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    1. Siiiim!!! Costurar, escrever, tanta coisa que ajuda a descarregar esse excesso de preocupacao com o amanhã. Tudo vale pra levar a vida mais levemente! Beijos!

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