23.6.17

12 dicas para um armário sustentável!

23.6.17
Consumo sustentável, minimalismo e armário capsula são termos do momento quando o assunto é moda e estilo. Confesso que armário capsula ainda é MUITO pra minha cabeça, mas há algum tempo  buscando um armário sustentável, otimizado e versátil. Seguem minhas dicas, espero que possa te ajudar! 

1) Pense no seu armário como uma grande coleção.  Nao compre roupas aleatoriamente. Antes de comprar uma peça pense quão versátil ela é. Com o que ela combina?  Claro que a gente sempre tem uma peça ou outra que gera um look "exclusivo" mas se a maioria do seu armário for assim, suas possibilidades de multiplicar seus looks serão poucas e você vai enjoar rápido do que tem. 
Eu tenho por hábito listar (eu amo listas gente!) o que falta para compor o meu estilo. Entao adquiro peças que conversam entre si e permitem combinações infinitas!

Pense em seu armario como uma grande coleção. E compre as peças que faltam para compor seu estilo! 


Ain Cacau mas eu nem sei qual é o meu estilo... vamos lá: 

2) Descubra qual o seu estilo : Você certamente já experimentou roupas que lhe caíram bem e outras não, cores que realçaram ou não a sua pele - ou simplesmente que você gostou ou não. Use essas experiencias para compor o seu estilo - identificar tecidos, cores e formatos de peças que gosta mais e lhe caem melhor. Eh um bom começo. 



Se voce nao tem ideia alguma? Faça como eu ja fiz: vá a um shopping e experimente roupas sem o compromisso de comprar (comece por lojas de departamento ou que não tem vendedores atendentes... nao vamos esquecer que as vendedoras ganham comissão e alugar azamiga pra nada, eh sacanagem) . Como autoconhecimento mesmo. Veja como a peça cai, descubra o que vc gosta ou não! 


3) EVITE compras por impulso - Viu o que eu falei acima sobre experimentar sem o compromisso de comprar? Todo mundo ja comprou algo na emoção e depois usou uma vez e encostou - se eh que usou. O ideal eh esperar um pouco, ir na loja um outro dia, experimentar novamente... e se você ainda tiver a mesma opinião sobre a peça , compre. O mesmo vale pra compras online. Deixe la no carrinho mas não compre. Dê uns dias e volte la. se você realmente tiver apaixonada pela peça - compre. 




4) Aprenda que PREÇO e QUALIDADE nem sempre andam juntos: Ja vi peças caras com acabamento e qualidade discutíveis. Roupas bem acabadas e com tecidos de boa qualidade, duram mais,  e isso não necessariamente tem a ver com preços altos. Hoje existe uma infinidade de empreendedores de moda, fazendo roupas bacanas e a um preço razoável. Que tal sair da zona de conforto das lojas conhecidas e procurar peças em feiras e eventos?  Pesquise e você pode se surpreender.

5) Compre peças atemporais - Formas e tecidos clássicos não saem de moda - Invista em peças básicas  - calças, saias, bermudas,camisas, vestidos, macacões - e com cores fáceis de combinar e/ou suas cores preferidas, dando preferencia as neutras (preto, branco, cinza, nude, marinho, musgo, vinho, marrom). Use e abuse das estampas (floral, geométrico, étnico, listas, bolinhas, animal print, etc)  para peças que conversem com o restante do armário.

O basico com estilo nunca sai de moda! 


NOTA: Peças com detalhes como "destroyed",  ombreiras, tachinhas, franjas, bordados e outros, acabam deixando o look "datado". A moda vai e volta, e se você curte estar antenada com as tendencias,  pode ter que encostar essas peças por uns tempos quando a moda delas passar. Eu não ligo pra isso e uso tudo independente das tendências, mas pra quem gosta, fique atenta. 


6) Abuse de acessórios: Colares, echarpes, lenços, flores, turbantes, boinas, chapéus, meias grossas, cintos brincos...use e abuse dos acessorios para compor seu look. Seja criativo! 

Um look P&B pode ser bem interessante !


Cinto Animal Print valorizando um look de cores analogas!


7) Não tenha medo de experimentar: Sobreposiçoes, misturas de estampas, mistura de texturas...quanto mais você se permite testar coisas novas, mas vai se surpreender com seu acervo de roupas. 

Blusa e turbante com estampas diferentes. Use e abuse do Mixprint!


8) Fotografe-se!!! Tire um momento para fazer seus "testes de estilo" ,  tire fotos e guarde para se inspirar quando precisar. Eu comecei assim e acabei virando blogueira hein! 

9) Enjoou da peça? Transforme-a!  Roupas podem ser transformadas, ajustadas, customizadas. Vestidos viram saias, camisas podem perder as mangas, ganhar bordados, aplicações e render mais um tempo no armário. Mais uma vez a criatividade (e uma costureira para uma amizade sincera rsrsrs) são fundamentais! 

A blusa que ia pro desapego pq eu nao gostava do babado...perdeu o babado e voltou pro armario!
O blazer de malha virou um colete longo. Peça trend do inverno, com customizacao do que eu ja tinha! 


10) Invista no "Faca você mesmo": Você ja pensou em costurar? Eu venho de uma familia de costureiras e sempre quis aprender. Esse ano decidi investir e estou fazendo minha primeira peça! Costurar requer atenção e paciência. Mas nao eh dificil. E o prazer de usar uma peça feita ou customizada por mim, não tem preço. RECOMENDO!



11) Desapegue do que não lhe serve mais: Chega o momento que determinada peça não nos representa mais, nem pra transformar serve. Nesse momento , DESAPEGUE. Faça a energia circular na sua casa e na sua vida - doe, venda, o que estiver adequado ao seu momento. Eu ja fiz 02 "bazares" com amigas para vender minhas roupas de tamanho maior, que fui perdendo com o emagrecimento ou que tinha enjoado. Vendi por um precinho super amigo, azamigas ficaram felizes e eu fiz uma graninha.  Grupos de desapego em redes sociais,  Bazares no Instagram e sites como o Enjoei também sao formas de vender suas peças. 

12) Brechós e Feiras de troca: Brechós se tornaram uma forma muito bacana de renovar o armário a um custo baixo. Devo confessar que  adquirir qualquer coisa usada, incluindo roupas, ainda é complicado pra mim. Acredito muito em energia, e acho que as peças vêm com a energia do dono (não sei se isso tem fundamento mas é o que eu acredito).  Tanto que vendo as minhas peças pois sei que a minha energia eh bacana neh? Quem sabe um dia me rendo a essa ideia?

E você? Já pensou em organizar seu armário e ver as possibilidades que ele tem? Me conta!

8 comentários:

  1. Poxa, que post bacana! O meu guarda-roupa é tão minimalista, que não dá nem para fazer composição. Preciso fazer aquisições antes. Gostei das dicas.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voce gostou Denise!! Se acha necessário, faça as aquisições, sempre pensando no armario como uma coleção em que as peças se encaixam. Eh bem legal! Beijos e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Lindo post, claudia - e fotos geniais. mandou bemzaço! tks

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas, certamente usarei no meu guarda-roupa que está com algum problema hahahahah minha mãe sempre diz que tenho muitas roupas, mas eu não as vejo e acabo usando sempre as mesmas 🤔😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou!!! Olha pro seu armario com carinho que vc vai ver varias possibilidades la! Beijos!

      Excluir
  4. Gostei já estou tentando,fazer isso até porque tô sem granakkk por isso tem que ser criativo com o que tem ,e se for compartilhar realmente pecas atemporais bjks!!😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voce gostou!!! Eh isso amiga,precisamos fazer nosso dinheiro render, e o armario multiplicar!!! Depois me conta!

      Excluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana