6.5.17

Precisamos falar sobre DEAR WHITE PEOPLE!

6.5.17
Se você ainda não assistiu, já ouviu falar no filme e na série que gerou uma onda de protestos e boicotes nos EUA.


Bom, nao assisti o filme. Mas assisti a serie no Netflix. E achei GENIAL.
DWP eh uma serie sobre negros. Os brancos são pano de fundo para uma trama que se desenrola entre a comunidade negra da universidade. Não, não vai surgir um branco redentor que se mostra nao racista e salva um preto da vunerabilidade social. O buraco eh bem mais embaixo.


A serie começa mostrando Sam, que eh negra de pele clara e olhos azuis, fruto de um relacionamento interracial, que tem um preto  pagando pau por ela na faculdade, mas se envolve com um branco. Palmiteira? Ela eh negra, afinal? Ela tem legitimidade pra ser militante do povo preto, namorando uma pessoa branca? E afinal, ela nao eh muito clara pra isso nao?




Sua amiga Coco eh negra, de pele escura, começa a série de cabelo alisado e adota uma lace wig, enquanto Sam assume a textura natural do seu cabelo. E ai? Coco é menos negra, menos consciente , nao pode ser militante porque usa uma peruca lisa ao inves do seu cabelo natural?

Reggie eh o preto apaixonado pela Sam (que namora um branco), enquanto Joelle, preta como ele, eh super a fim e ele nao percebe ou ignora. Reggie eh o personagem de uma das cenas mais tensas da série. Prepare-se para o episodio 5! #spoiler

Lionel eh do jornal da universidade e eh gay, e tem como grande amigo Troy, filho do reitor, bem nascido, gato, hétero pegador da universidade. E entâo, homens negros héteros e gays podem ser amigos de verdade?

A serie ainda traz Rashid, que eh negro, porém nao americano. Ele eh do Quênia. E em vários momentos ele deixa claro que as demandas dos negros americanos sao diferentes das demandas dos africanos. Sao mesmo? Nao somos todos negros?



Existem muitos outros personagens que compõem a trama. A serie discute colorismo, racismo, os diversos estereótipos que nos cercam,e principalmente como cada pessoa vê, sente e age em relação a essas questões. Dear White People traz reflexões sobre as relacoes entre negros e brancos, mas  principalmente de NEGROS ENTRE SI. Traz reflexoes sobre a militancia e suas diversas formas de atuação. E como todos, independente da postura que adota, eh afetada pelo racismo e convive com ele. E como, independente da sua condicao intelectual e  social, ninguém eh imune ao racismo.

A serie nao aponta lados certos, nem errados. Apenas coloca as situações para que a gente possa pensar a respeito, e essa eh a grande sacada.

Enfim , DEAR WHITE PEOPLE eh imperdivel. Assista e vamos conversar!



2 comentários:

  1. Eu assisti a essa série. E nunca tinha pensado no colorismo...mas é verdade: qto mais escura a pele, maiores as barreiras no dia a dia. Achei interessante porque nos primeiros episódios odiei a Coco e achei ela meio vira casaca. Mas depois passei a pensar q ela luta do jeito dela.. estou louca pela 2a temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dri! Tambem achei interessantissimo a forma como construiram o personagem da Coco. A serie nos coloca pra repensar varios pre-conceitos que temos em mente como negros. Achei excelente e tambem estou ansiosa pela 2a temporada!

      Excluir



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana