7.4.17

Precisamos falar sobre Networking!

7.4.17


Esses dias aconteceu um fato que me fez querer escrever sobre Networking.

Uma pessoa me mandou uma mensagem no Linkedin dizendo: "Ola tudo bem? Eu me candidatei para a vaga XYZ na sua empresa, Será que vc poderia me indicar? Abraços."

Não haveria nada demais na mensagem nao fosse por um fato: Eu não conheço a pessoa. Não lembro de ter estudado ou trabalhado com ela. Cheguei a perguntar a alguns colegas se o nome era conhecido de alguem (afinal eu poderia ter esquecido). Mas não, ninguém conhecia.

Constantemente recebo currículos e ajudo a repassar, pois essa hoje eh uma das formas de chegar a vagas que nem sempre sao divulgadas. 

Mas no meu entender,  REPASSAR é diferente de INDICAR, RECOMENDAR. E entendo que quando nós indicamos ou recomendamos alguém para uma vaga, ou para um processo seletivo, a pessoa que recebe nossa indicação confia no nosso julgamento sobre o ser humano e o profissional que estamos indicando. Confia que indicamos alguém cuja capacidade técnica conhecemos e recomendamos, e alguém cujo caráter e  postura enquanto pessoa, vai contribuir para o ambiente da empresa. Como fazer isso com alguém que a gente nao conhece?

Ah sim: Respondi à pessoa que me pediu a indicação: "Me desculpe, mas não me lembro onde trabalhamos ou estudamos juntos.." E a pessoa prontamente entendeu a questao, disse que pode ter se confundido, reconheceu que eh complicado indicacoes sem conhecer a pessoa, etc..  End of Story. 

Dai eu concluo que Networking nao eh apenas sobre quem temos nas redes sociais, ou quem conhecemos. Mas sobre QUEM NOS CONHECE E NOS RECOMENDARIA. Networking eh uma rede de contatos e relacionamentos que só vai ser eficiente se o nosso trabalho e nossa conduta deixar impressoes positivas por onde passamos. São essas pessoas que, ao receber nosso curriculo, ou ao saber de uma oportunidade, lembrarão de nós. Nosso networking eh construido todos os dias, no trabalho, nas reuniões e eventos, estudando, nas interações com outros membros da empresa em todos os niveis hierárquicos, com nossos clientes e fornecedores. E não, networking  de qualidade nao funciona apenas adicionando pessoas em nossas redes sociais.



Pense nisso: Baseado em como você trabalha e lida com as pessoas, quantas pessoas recomendariam você para uma oportunidade de crescimento na sua empresa, ou uma vaga em outra empresa? Que qualidades e competências você precisa desenvolver para melhorar isso? Quantas pessoas, baseadas na experiência que tiveram com você, vão realmente dar atenção ao seu curriculo, ou vão ignorá-lo? 

Faça uma avaliação e se julgar necessário, faça mudanças. Cultive um networking de qualidade antes que voce precise dele! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Design e Desenvolvimento por Lariz Santana